domingo, 30 de novembro de 2008

O blog na Educação

O blog na educação
A ferramenta se traduz em uma grande aliada dos professores no processo de ensino/aprendizagem.
O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo ter conhecimento do que acontece no mundo todo. É uma ferramenta incrível que auxilia os professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público.
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs, claro aqueles que possuem um computador e internet caso contrário irão fazê-lo somente na escola. O professor 'blogueiro' certamente se torna um ser mais próximo dos alunos.

Do sonho aos ares


Nas últimas décadas temos vivenciado uma verdadeira “era da informática” trazendo-nos vários benefícios e desafios. Analisando o filme “Do sonho aos ares” vê-se a persistência de Santos Dumont em alcançar um sonho, um objetivo o qual foi evoluindo, através dos erros foi procurando os acertos, até chegar a sua realização – o avião. O resultado esperado foi revolucionário para a época e depois uma necessidade. Assim como a evolução tecnológica e a informática um sonho que se tornou uma necessidade primordial, sem ela a humanidade com certeza entraria em colapso. A cada momento vão surgindo inovações na área tecnológica, todas com o objetivo de facilitar a vida em sociedade. A informática hoje é essencial em todos os âmbitos e acaba afetando nossa vida, pela ocorrência dessa evolução todos precisam ser inseridos nesse contexto informatizado. Ela muda nossa vida profissional e pessoal exigindo uma inclusão no mundo digitalizado, através do aperfeiçoamento, na execução de trabalhos, em pesquisas, na comunicação, em produções... E facilitando o acesso às informações do mundo todo. Não tem como negar que a internet faz parte do cotidiano, acesso-a para assuntos particulares (consultas ao sites da educação e demais, e-mails, pesquisa para trabalhos a serem realizados na escola, notícias nacionais, regionais e locais, entretenimento...). Como profissionais da educação precisamos estar abertos a inovações e mudanças que são necessárias, para a nossa inserção e, conseqüentemente a dos alunos no mundo atual.